We build Relationships

Em 2016, a Unimed Londrina inaugurou o seu pronto atendimento (PA). O PA funciona 24 horas, tem capacidade para atender cerca de 13 mil pessoas por mês e foi estruturado para receber os pacientes com conforto e segurança. O local conta com dez consultórios para pediatria e clínica geral, além de leitos de internação e observação.

O desafio deste projeto foi desenvolver um sistema de sinalização que permitisse a movimentação de pessoas de forma otimizada e que tornasse a convivência no ambiente hospitalar confortável e agradável aos usuários.

Sinalização

O projeto de arquitetura foi desenvolvido pela Giacomo arquitetura e os sistemas de sinalização, pela nossa equipe. Os arquitetos analisam a disposição dos serviços no ambiente e separam áreas e atividades para garantir a segurança e a otimização dos serviços. A sinalização, por sua vez, intervém para ratificar a estrutura planejada para o melhor funcionamento de cada serviço e para a integração de todo o hospital. A comunicação visual é fundamental, pois permite que os usuários tenham o poder de decisão e o acesso rápido às informações, garantindo o direcionamento e a orientação eficaz.

O sistema de sinalização não deve ser aplicado em ambientes acabados, mas sim concebido como parte integrante do espaço. Por isso, o primeiro passo para o desenvolvimento deste projeto foi o estudo da otimização dos serviços com base no projeto arquitetônico. A execução do projeto foi realizada em três fases:

Fase I - Sinalização externa: Na primeira fase, realizou-se o estudo gráfico para valorização das fachadas e aplicação da identidade visual;

Fase II - Sinalização interna: A fim de viabilizar o funcionamento do hospital, realizou-se a análise do fluxo de usuários no ambiente, o estudo de legibilidade das peças gráficas e a definição dos locais estratégicos para a instalação de placas e adesivos;

Fase III - Comunicação humanizada: A partir de então, foram desenvolvidos painéis ilustrados e grafismos com o intuito de humanizar o ambiente hospitalar.

Voltar